terça-feira, 29 de março de 2011

Sermoneta


Se você é alucinado apaixonado por cidadezinhas medievais,como eu, vai se encantar por Sermoneta.

Um pouco sobre a cidade: localizada na província de Latina, a  cerca de 60 km de  Roma,  Sermoneta foi construída sobre uma colina  a  257 metros acima do nível do mar. Sua fortuna e até mesmo sua história registrada detalhadamente começou no final do século XIII, quando  começou na cidade o reinado da família Caetani.Esta  se instalou nessas terras por vontade propria  e os recursos financeiros  vieram do seu membro mais famoso: o Papa Bonifácio VIII.
A familia Caetani construído um imponente castelo, permitindo que a cidade cresçesse  e se expandisse sob as suas “asas”. Sermoneta se tornou o principal centro de uma vasta propriedade e também floresceu artistica  e culturalmente. Ao longo dos séculos, no imponente Castelo Caetani e da cidade permaneceram ilustres reis e papas. Hoje, a cidade ainda, quase intacta, conserva um grande valor histórico, artístico e cultural, de modo que  se torna  um dos pontos turísticos mais importantes da regiao do Lazio. Com o seu silêncio, suas ruas sinuosas e os seus monumentos é o local ideal para as férias ou uma curta visita, especialmente para aqueles que querem mergulhar de volta no tempo a fim de reviver todo o charme ea atmosfera de um cidade medieval típica

Curiosidade: Sermoneta foi cenario cinematografico de 86 filmes de 1909 a 2010.

Eu e meu marido fizemos essa viagem no ano passado, no final do inverno, ou seja, eramos os unicos turistas na cidade ( detalhe que fez com que a viagem fosse incrivel, pelas fotos vai entender o pq ;) )

Entrada daSermoneta

Encontramos essa praça com pouquíssimas lojas abertas e alguns moradores circulando por ali. O que agitou a cidade foram dois casamentos no mesmo dia. A limusine estava trazendo a noiva. 





Essa é a entrada principal da cidade e os carros só vão ate ai. A noiva desceu da limusine e caminhou, de braços dados com pai, até a igreja. O interessante foi logo em seguida: o motorista ficou cerca de 30 min. tentando tirar o carro dali. Juntou uma turma pra ajudá-lo. Para os senhores presentes não teve coisa melhor!

Andar pelas ruazinhas da cidade é incrível. Nessa famosa torrezinha havia duas vizinhas conversando. Achei o maximo e fiquei assistindo a conversa das duas. Acho que elas não se importaram rs.

A cidade, completamente construída em pedras, mesmo com visíveis  reestruturação conserva o aspecto medieval

Os recem-casados saindo da cidade (adoro essa foto) e a igreja, apos o casamento.  




Vista e interior do Castelo. Assistimos ao ensaio fotográfico de varias noivas na entrada dele. (Quem me conhece sabe da minha paixão por tudo isso: imagina a minha felicidade nessa fotinha;)

Interior da torre. Moveis da família Caetani. Uma curiosidade: o castelo estava fechado para uma festa particular e não sabíamos. Entramos no jardim e um senhor nos perguntou se tínhamos ido pra festa e a primeira resposta que veio a minha mente: sim! Permanecemos por la como convidados e estavam servindo um almoço para os convidados (não filamos rango, a cara de pau não chegou a tanto, rs), enquanto isso ficamos circulando pelo interior do Castelo e adivinha o que estava aberto: a torre! Neste dia, mais tarde, iria ter uma visita guiada para os convidados e deixaram a porta aberta, é obvio que não resistimos e entramos. A foto esta ruim pois a unica luz era a  natural. Conhecemos toda a torre. Muitooooo bom!

Pra finalizar: fotos externas do burgo. Detalhe na foto da esquerda: a segunda entrada da cidade, por onde alguns carros entram até um certo ponto.   





Ai vai algumas dicas pra quem quer conhecer Sermoneta:

  • se vai sair de Roma, pegue o trem para Latina. E na estaçao de trem de Latina tera duas opçoes de onibus que vai para a cidadezinha: onibus Cotral e um microonibus proprio de Sermoneta.  Se nao em engano, o bilhete custa 1 ou 2 euros. O unico lugar que vende o bilhete ( e que ninguem sabia informar) é um barzinho que fica na propria estaçao.
  • é possivel conhecer a cidade em um dia. Va bem cedinho e retorne no fim da tarde ( fique atento para o horario do ultimo onibus que parte da cidade)
  • va em um periodo quente pois os pontos turisticos estarao abertos, como o Giardino di Ninfa (veja como vale a pena) .Voltarei em breve na cidade pra conhece-lo.
  • nao deixe de comprar os biscoitinhos da cidade!
Site de cidade:  Sermoneta 

Se esta na Italia ou pensando em vir pra ca, inclua essa cidade no seu roteiro. Vale muito a pena. 


Un baccione grande a tutti.

Valeria M.

2 comentários:

  1. Nossa Valéria! Adorei! Com certeza já vou colocar na lista de Cidades a conhecer. Linda cidade! Charmosa e diferente. bjus

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza de q vc vai adorar esse lugar. ;) Bjs ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario