quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Permesso di soggiorno: passo-a-passo para o requerimento


Vamos falar hoje um pouquinho sobre o  Permesso di Soggiorno.

Vou relatar abaixo, de um modo bem pratico e  informal,  os passos a serem seguidos assim que uma pessoa chega na Itália, ou melhor, em Roma pois todas as informações são baseadas na minha experiência, ok? 

Como já induz o próprio nome, este é um documento que te concede o direito de permanecer temporariamente aqui na Itália.  Os motivos para solicita-lo são diversos. Falarei sobre eles amanha aqui no blog.



Ele deve ser requerido por aqueles que chegaram aqui na Itália  com um visto em mãos. Assim que a pessoa chega aqui, ela tem no Maximo 7 dias para enviar as fotocopias dos  documentos referentes ao pedido desse documento.

E como isso é feito?

Você deve ir ate a Posta italiana, que é uma empresa de serviços postais dentre outros como o Correios do Brasil, e dirigir-se até o Sportelo Amico . Nesta repartição você ira pedir um envelope para enviar as fotocopias já referidas.Este contem: módulos 1 e 2 ( para pedido e renovação do permesso), e informações de como preencher os módulos ( tudo em italiano).
Assim que você já preencheu o modulo correspondente ao seu caso, compre um selo chamado “marca da bolo” no valor de 14,62 (se não me engano quanto aos centésimos),  em qualquer tabacaria,  e cole-o no modulo. Em seguida, retorne ao Sportelo Amico e envie-o para a Questura.  

Para a expedição, você vai gastar, no total: 14,62 E ( marca da bolo) + 30, 00 E (para a Posta) + 107,50 E (para a Questura) = 152.12 euros. Os dois últimos valores finais serão pagos diretamente no Sportelo Amico, no momento da expedição.  Esse valor de 107, 50 E  é referente a casos como o de motivo de estudo e família, que eu saiba. Se o seu caso é por motivo de trabalho ou outro , certifique-se no Sportelo Amico ou em sites específicos.

Esse valor pago à Questura foi alterado recentemente, passando de 27,50 para 107,50 E , a partir do mês de Fevereiro de 2012.  :(

Como esta é uma alteração feita a tão pouco tempo, os funcionários do Sportello Amico me pareceram completamente perdidos. Quando fui pedir a renovação do meu permesso, no inicio de fevereiro, o funcionário da Sportelo Amico  não soube me dizer o valor ( aumento ) que eu deveria pagar pois segundo ele a Questura ainda não passou tais informaçoes à Posta. Deste modo, paguei no dia da expedição somente 27, 50 E.

No dia da expedição do permesso, o Sportello Amico ira agendar a sua ida à Questura ( local onde você ira realizar o pedido desse documento). O tempo do agendamendo ira depender do numero de demandas que a Questura tem no referido período. Geralmente o agendamendo é feito cerca de 30 dias a partir da expedição das fotocopias.

No dia agendado, se o seu appuntamento esta marcado para, por ex, 9:30 da manha, não adianta você chegar mais cedo pois outras pessoas, como você, estarão marcadas no mesmo horário e assim que for 9:30 você será liberado para entrar no prédio e esperar a sua vez de ser atendido(a). Bom, no dia da renovaçao do meu permesso, o funcionario me deu um papel contendo todas as informaçoes quanto ao pagamento da diferença do valor do permesso, ou seja, como no ato da envio eu paguei 27,50 E, eu deveria pagar mais 80 E, e como o Sportelo Amico, ainda desinformado, nao soube me fornecer o valor, tive entao que pagar essa diferença e depois retornar à Questura e mostrar o comprovante de pagamento da diferença e so assim o pedido do meu permesso foi efetuado.

Leve todos os seus documentos originais requeridos para o  permesso e a fotocopia dos mesmos, além de 4 fotos. Você já terá enviado pela Posta mas já aconteceu comigo e com milhares de pessoas, do seu envelope não estar la no dia. Isso é ridículo pois pagamos 30 euros pra expedir e mesmo assim ele não estar la. Isso é só uma das varias consequências que sofremos por conta da imensa falta de organização desses órgãos. 

Assim que voce realizar o seu pedido, deve esperar por cerca de 40 dias e depois ir busca-lo em um local ( Polizia) mais proximo à sua casa, que sera determinado pela Questura. Voce pode acompanhar o processo do pedido pela internet.

Bom, esse foi um resuminho básico sobre os  primeiros passos para a  regularização aqui na Itália.

Amanha tem mais!

Beijokas e boa sorte!

6 comentários:

  1. Mab Favero Nathasjeabril 13, 2012 6:09 AM

    Boa tarde,
    eu estou aqui em roma, pois meu marido esta fazendo doutorado em direito. e vim com filha tb! gostaria de tirar uma duvida cntg. quem ainda está a espera do permesso pode sair da italia ou da UE? obrigada e continue com o blog.. ele está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Ciao Mab! Bom, de acordo com a lei voce pode, mas como descrevi o que aconteceu comigo ( leia aqui: http://www.meacheemroma.blogspot.it/2011/03/sair-da-italia-com-o-permesso-di.html) é bom voce se informar direitinho antes de ir à questura requerir o documento pra viajar, pois o que eu vejo é com a constante mudança de leis, os funcionarios parecem desatualizados. Nesse link tem todas as informaçoes. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou indo para a Itália como turista para ficar na casa de um amigo, gostaria de saber se há possibilidade de prolongar minha viagem por mais de 90 dias ou até mesmo obter um visto de estudante na Itália ao me matricular em algum curso para aprender a língua. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. OI. Bom, quanto à estender o visto, eu ja ouvi falar que é possivel estender por mais 6 meses CASO vc justifique a necessidade da estensao. Mas vou te falar uma coisa: eu tentei fazer isso 3 vezes em 1 ano, na epoca em que eu vinha e passava 3 meses e voltava pro Brasil em seguida, esperando o meu visto e me negaram todas as vezes..alias todos da policia me diziam q nao existia essa possibilidade. Ou seja, eu te digo que nao existe e que voce nao deve contar com isso. Também vi essa questao da matricula em uma escola de linguas. O que acontece é o seguinte: vc poderia tentar se matricular dai antes de vir e pedir tipo 6 meses de estudo da lingua, e a chance d ser negada é enorme pois eles alegam q aprendemos rapido a lingua. Uma amiga tentou, se inscreveu na escola ( paga-se por isso e algumas escolas nao devolvem o dinheiro) e o consulado negou o visto pra ela.. Eu tentei dak mesmo, fui a varias escolas e todas me diziam que a chance era minima e q eu nao deveria contar com isso. Infelismente nao creio q esses sejam os melhores meios. Te aconselharia a tentar algo na universidade, fazer um curso por aqui neste ambito. Acho q a possibilidade é maior. Obrigada pela visita e volte sempre al blog!

    ResponderExcluir
  5. Ola Valeria!
    Obrigada pelas informações sobre o permesso.
    Uma duvida, tive minha cidadania italiana reconhecida e estou na Italia com meu marido. Precisamos tirar o permesso de famiglia para ele, q entrou como turista, minha duvida é: a partir de q momento do processo de solicitação do permesso ele pode ficar tranquilo caso expire seus 90 dias como turista?
    Vc sabe me dizer?
    Super obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Bom, eu acredito que ele deveria fazer o requerimento do Brasil, mas eu nao tenho conhecimento para te informar.

      Da uma olhada no blog da Carla ( blog sonhos na italia). Ela viveu a mesma situaçao que voce e conta a trajetoria dela la. O blog é otimo. Super recomendo.

      Beijao e volte sempre ;)

      Excluir

Deixe aqui o seu comentario