sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia das mães na Itália





A festa della Mamma é uma festa muito antiga, ligada ao culto das divindades e à fertilidade dos antigos povos polieistas. Era celebrada no período de transição do inverno frio para a o tempo quente que vem cheio de flores e cores.

Nos EUA em 1914 foi instituído o Mother's Day pelo presidente Woorow Wilson, com o intuito de expressar publicamente o amor e gratidão às maes e a esperança de paz.De la difundiu-se para o mundo tudo, e hoje essa data é festejada em dias diversos.

Na Itália, a primeira celebração da Festa della Mamma foi realizada em 1958 em Assis e atualmente ocorre no segundo domingo de Maio.



As rosas de cor rosa são utilizadas como presentes para a mães nesse dia, já as rosas brancas são para colocadas nos túmulos das mães que já partiram. Em muitas cidades são organizados eventos especiais para este dia. Nas escolas as crianças preparam poesias para as mães e aprendem a recitá-las.



A data é celebrada em Maio pois a figura das mães, como citado acima, è dedicada às rosas,  e Maio é o mês das flores. Na antiguidade, os romanos celebravam a chegada de Maio com uma semana de festa dedicada à flora.


A festa pagã dedicada às mães foi aderida pela Igreja com a difusão do cristianismo e com  isso começou-se a celebrar-se a “Madre della Chiesa”, ou seja, Mãe da Igreja, como força espiritual da vida e proteção do mal. E neste caso a rosa também é utilizada pois representa a simplicidade e a beleza, e deste modo também é dedicada a Maria mãe de Jesus. Tal celebração também ocorre no mês de Maio, daí vem então a união de ambas as celebrações.


Vou aproveitar este post e já desejar um lindo dia para a minha querida mamy!!!


A melhor!

Muitas rosas à todas as mães!! Que o dia de vcs seja muito especial.

Baci ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario