quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sair da Itália com o permesso di soggiorno vencido é possivel ? - II parte





Bom, eu fiquei devendo o final da historia. Pra você que não leu o primeiro post,  clique aqui.
       
Meu marido foi para Grenoble com o permesso di soggiorno vencido e no retorno, o funcionário da easyjet, que segundo ele estava bem mal-humorado, pediu o passaporte (claro), e vendo que o visto dele estava vencido, pediu o permesso. Meu marido o mostrou sem dizer nada...o funcionário deu uma olhada e em seguida fez o check-in. Se ele viu a data fez vista grossa e o deixou passar...vai saber ne?!

Poucos dias depois, meu marido fez o mesmo trajeto, por meio da mesma empresa aérea, e desta vez com o permesso renovado em mãos. No momento do check-in, na volta, o funcionário pediu só o passaporte e não controlou o visto nem pediu o permesso.

Ou seja, a questão do controle é muito relativa, e creio que depende do bom humor do funcionário, do tamanho da fila, enfim, depende de vários fatores ...e para evitar problemas, recomendo que façam o mesmo que fez meu marido:ele levou papeis que comprovavam o que ele faz aqui e o que o da direito a um permesso, o papel da posta italiana indicando que o pedido da renovação já havia sido expedido e a data de apresentação na questura, e além disso, ele imprimiu a pagina do site da policia ( clique aqui) onde estão escritas as regras, ou seja, ele foi bem prevenido, e caso houvesse algum problema ele teria como provar sua regularidade e até mesmo seus direitos, casos eles não soubessem ( o que, infelizmente, ocorre com muitaaaaa freqüência). Creio que nesse caso, como as informações não são claras e até mesmo a policia, com tantas recentes mudanças de leis, parecem ainda não saber o que fazer quanto a essa questão, a melhor coisa a fazer é mostrar os documentos mencionados e conversar tranqüilamente com quem estiver te atendendo. 

Fica ai a dica e se alguém passar por essa experiência, me conte depois como foi, ok?!

Baci  ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario