sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Strudel de maçã

Aqui vai uma dica de receita para o fim de semana!!!

O Strudel é uma sobremesa tradicional austriaca, nascida em Viena. A preparaçao da massa é uma verdadeira arte pois ela deve ser muito elastica e fina, ou seja, ela da muitooo trabalho. Dizem que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela. Vou falar, em breve, mais sobre esse doce no post sobre o Leste europeu.

A primeira vez que eu o experimentei foi em Praga. E claro, foi paixao a primeira vista! Hoje fiz o meu primeiro!!! Claro que a massa tao ficou tao fina quanto deveria masss até que por ser o primeiro fiquei muito feliz com o resultado.

 


A receita original (em italiano) é do site Giallo Zafferano. Mesmo que voce nao compreenda a lingua, sugiro que acesse o site para ver as fotos do passo a passo da receita ( clique aqui)

Ingredientes:

Para a massa ( Medida para dois strudels com cerca de 30 cm, cada um)

100 ml de agua morna

250 gr de farinha de trigo

2 colheres de azeite extravirgem de oliva

1 pitada de sal

1 ovo medio-grande


Para o recheio de 2 strudels:

100 gr de manteiga derretida para untar a massa

100 gr de manteiga derretida para tostar a farinha de pao

2 colheres de sobremesa de canela em p
ó

Casca ralada de 1 lim
ão

1,5 kg de maça golden

150gr de farinha de pao

50 gr de amendoas

4 colheres de rum

100 gr de uva passa

120 gr de açucar

Modo de fazer:

Coloque a farinha em uma vasilha. Acrescente o ovo, o sal e o azeite. Comece a mecher a massa energicamente e acrescente a agua morna aos poucos, até que a massa se torne consistente, lisa e elastica. Assim que ela estiver pronta, forme uma bolinha, untando-a com azeite, e a envolva em um plastico transparente,e deixe-a descansando por cerca de meia hora, em ambiente fresco. Essa massa da MUITO trabalho. Se voce nao tem paciencia e/ou tempo, sugiro que compre a massa folhada pronta. 
 
Enquanto a massa estiver em repouso, coloque as uvas passas em uma vasilha e acrescente o rum, ou se preferir use agua morna ( eu sugiro o rum que faz toda a diferença). Toste a farinha de pao na manteiga ( eu fiz isso e nao gostei do resultado - sugiro que voce use cerca de 25 gr so para dar uma leve forrada na massa pois essa quantidade sugerida pela receita original que estou postando achei bem exagerada, se seguir meu conselho, diminua proporcionalmente a quantidade de manteiga, claro!).  
 
Descasce as maças e pique-as fatias bem fininhas. Coloque-as em uma vasilha grande e acrescente as uvas passas, a canela em po, o açucar e a casca ralada do limao. Misture delicamente os ingredientes e deixe-os em repouso.

Em seguida, ligue o forno a temperatura de 200 graus. Enquanto ele aquece, forre uma mesa com um pano limpo (pode ser um pano de prato) e polvilhe farinha de trigo sobre o mesmo. Divida a massa em duas partes iguais, e a estenda ,em cima da mesa,com um rolo até que ela fique o mais fina possivel. Para que ela fique tao fina quanto uma  folha de papel, utilize as maos: estique-a no dorso das maos até que ela se torne quase transparente. Logo apos, unte-a com a metade da manteiga derretida, deixando uma borda de 2 a 3 cm, salpique a farinha de pao tostada com a manteiga, forrando a massa estirada. Espalhe sobre esta a metade do recheio ja preparado,e com o auxilio do pano enrrole a massa. Muita atençao neste momento pois a massa pode se romper. Coloque-a, em seguida, em uma forma untada com manteiga, e unte a parte superior com a mesma ( tem que use ovo, creio que seja a gosto de cada um). Leve o strudel ao forno a 200 graus e deixe-o por cerca de 40 minutos. Polivilhe açucar refinado assim que ele estiver pronto e o sirva quente. 

Dica: Chantilly ou calda de chocolate o acompanham muito bem!




Se quiserem aprender como se abre a massa do strudel, assistam o video abaixo. Vejam a habilidade dessa pessoa!! Ainda chego la! rs.



E ai gostaram??? 


Beijocas e bom fim de semana a todos!


2 comentários:

  1. Ohhhhhh delícia... guarda uns pedacinhos aí pra mim! :)

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!! Não vejo a hora de vc voltar para fazer para nós!! ui ui ui!!
    beijaooo
    saudade

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario