sábado, 1 de outubro de 2011

Bratislava – Relato e Dicas

Aeee..até que enfim ta começando a sair os posts do Leste. Só fiquei prometendo mas nada de produzi-los ne?! Rs. A velha desculpa da falta de tempo tem que ser dada mas vocês verão que no fim das contas valeu esperar.

 Vem comigoooo..

Vou contar pra vocês um pouco da nossa deliciosa viagem (aventura) para o Leste Europeu. Escolhemos quatro capitais e a nossa primeira parada foi Bratislava: capital e cidade mais importante da Eslováquia, foi fundada em 907; conta com uma população de cerca de 427 mil habitantes; principais atividades econômicas: comércio, indústria, turismo e finanças; rio principal: Dannubio.

Um resuminho histórico bacana que peguei em um blog: O primeiro dado histórico sobre a cidade remonta ao Neolítico. Mais tarde, em 400 a. C., os celtas viveram nesta região, havendo conhecimento de uma cidade fortificada em 125 a. C. No primeiro século depois de Cristo a fronteira do Império Romano passava pelo meio da cidade atual. Bratislava fez parte da Hungria entre 906 e 1918, altura em que a Checoslováquia se tornou independente. Foi-lhe então dado o atual nome, derivado de Bretislav, o fundador eslavo do século V. Após as invasões turcas, a cidade foi capital da Hungria entre 1541 e 1784. De 1919 a 1934 foi parte da Checoslováquia, altura em que se tornou capital da Eslováquia. Porém, em 1945, voltou a ser parte da Checoslováquia, até 1993, ano em que a Eslováquia reconquistou a independência.

Relato:

Saímos de Roma, pela companhia aérea Ryanair e fomos num vôo direto de cerca de 2 horas (se não me engano) ate Bratislava.Chegamos la as 17:40. Assim que saímos do aeroporto, já nos deparamos com o ponto de ônibus e o próprio já esperando a turma que chegou nesse vôo. Uma coisa bacana: em todo ponto de ônibus tem uma maquininha amarelinha que vende o bilhete ( ótimo né, e o melhor que é barato e você paga de acordo com o tempo que você vai utilizar o transporte, mas explico melhor nas dicas, no final do relato). Esse ônibus (numero 61) foi direto pra estação ferroviária central Hlavnà Stanica (de onde saem ônibus e trens para diversos lugares). De la pegamos o ônibus para o nosso hotel, onde deixamos as bagagens e fomos longo andar pela cidade (o tempo foi muitoo curto). 


Fotos superiores: Fachadas do castelo de Bratislava. Inferior: eu e o Michele avistando a  Ponte Nova e o restaurante Ufo sobre ela.


Nosso hotel é bem pertinho do castelo da cidade (caminhadinha de 5 minutinhos) . A vista de la é incrível. Da pra ver o rio Dannubio e parte da cidade velha.  Os primeiros registros do castelo datam do ano 907.Em 1811 ele foi destruído por um  incêndio e em 1950 ele foi completamente reestruturado, mantendo o estilo original. Já foi sede do governo húngaro (até antes das 2 grandes guerras a Eslováquia era território dominado pelos húngaros). É o símbolo e construção mais famosa da cidade. Hoje em dia ele abriga algumas coleções do Museu Nacional Eslovaco.No sótão do castelo, encontra-se o Memorial de Chatam Soler, onde encontram-se os restos d um cemitério judeu com  23 tumbas e 41 lousas funerárias, pertencentes ao período entre 1670 e 1847, destacando-se a tumba de Chatam Soler , um famoso judeu da sua época. 


Centro Historico


Após varias fotos do castelo, dos seus jardins, da linda vista do rio, da Ponte Nova  e do famoso restaurante  chamado UFO disposto em uma alta torre, construída sob a esta ponte, no qual se tem uma vista panorâmica sobre a cidade, aberto diariamente das 10 às 23 hrs (a entrada para ter acesso a vista custa  €6,50 ou é grátis para os clientes do restaurante, seguimos a pé, por cerca  de 15 minutos, para o centro antigo da cidade(Old Town), que é  um charme à noite, apresentando os monumentos a meia luz, ruas e prédios com o aspecto original ( não foram restaurados), conservando o aspecto medieval. 


Placas da cidade: bom, nessa viagem eu descobri uma coisa, meu marido tem uma certa paixao por placas ( vamos chamar assim, rs) e ele registrou tantas que eu nao poderia deixar de mostra-las a voces. Bom, so nao vale perguntar o que esta escrito nelas, hein?! Nao tenho idéia!rs.


Já que estava tarde e tudo fechado, só tomamos um lanche e voltamos pro hotel. Dormimos ( apagamos) e no outro dia já partimos cedo pra Budapeste. 

Bom, acho que chegar em Bratislava pra mim foi a melhor opção,pois a cidade é pequena e digamos que ali começam as belezas do leste e depois indo pra outras cidades, acho que o cenário vai ficando cada vez mais incrível, ou seja, Bratislava te da um gostinho do quem vem depois, claroooo não levando em conta toda a historia da cidade e sim só sua beleza. Li muitas opiniões sobre essa cidade, tem quem ache que não tem nada demais e que não vale nem a pena ir,outros já acham o maximo. Eu acho que vale a pena sim se você tiver tempo e grana , obvio, mas caso contrario, de prioridade às outras cidades ( Budapeste, Viena e Praga) que serão temas dos próximos posts.

Estavamos passando em frente a esse palacio lindo e ouvimos uma musica latina deliciosa e nao resistimos. Estava ocorrendo um show de cantores cubanos e os eslovacos estavam enlouquecidos, dançando muitooooo. Tivemos que sentar no chao, rs. Pena que o maridao nao tirou foto da galera dançando.

 

Dicas:

Seguem abaixo alguns dos pontos turísticos, com algumas informações básicas, que fizeram parte do meu roteiro: 

  • O Palácio Grasslkovich: construído em estilo barroco no século XVIII, é atualmente a residência do presidente eslovaco. Não é aberto ao publico.
  • Porta de São Michele: é a única das quatro portas de entrada à cidade medieval que contém torres conservadas. No interior destas estão expostas algumas armas antigas e é permitido subir e admirar o centro histórico.
  •   Igreja de Santa Clara:é uma igreja histórica na via Klariskà, no centro histórico, é utilizada , atualmente, como sala para concertos musicais.
  • Praça central:aqui esta um dos melhores representantes de palácio com arquitetura rococó.
  • Portao de São Miguel: construído no século  XVII. Dentro dele tem um museu militar.
  • Palacio Mirbach: construído no século XVIII, em estilo rococó, foi completamente reestruturado em 1975, hoje abriga pinturas em estilo barroco e exposições temporárias.
  •  Museu Nacional de Bratislava: inaugurado em 1961, é o maior e um dos mais antigos da cidade. Conta a historia de Bratislava desde a sua fundação.
  • Câmara Municipal Antiga: encontra-se na Praça Principal da cidade e graças à sua torre forma parte dos edifícios dominantes da cidade. Possui o museu da cidade fundado em 1868. No interior podem-se visitar alguns salões e exposições temporais. Visitas:Quarta- Sexta das 10:00 às 17:00 hrs.
  • Palácio Primacial : contém salões de grande luxo e coleções luxuosas que convocam o passado nobre da antiga Presburgo. Visitas: Segunda-Domingo das  10:00 à 17:00 hrs.
  • Palacio Juraj Apponyi: exibição permanente sobre as origens e tradições da vinicultura desta região.
  • Monumento Slavin: inaugurado em 1960, este monumento foi construído em homenagem aos soldados soviéticos mortos, na cidade durante o final da segunda guerra mundial, enfrentando o exercito nazista ( memorial dos soldados russos que libertaram a cidade dos nazistas, inclusive com túmulos de alguns deles). Formado por uma coluna de 40 metros, onde no topo vê-se um soldado russo erguendo uma bandeira. Na sua plataforma superior, tem-se uma bela vista da cidade e das montanhas dos Carpatos, em volta.
  • Existem também alguns museus “curiosos” como o do relógio e da farmácia.
  • O Museu da Cultura Judaica encontra-se em Zsigray, um edifício do século XVII. Oferece uma visita à história, costumes e tradições da comunidade judaica na Eslováquia. Visitas: Domingo-sexta, das 10:00 às 16:30 hrs.
  •  A Catedral de São Martin:é a maior e mais antiga igreja da cidade. Em estilo gótico, começou a ser construída a partir de 1204 e reestruturada entre 1861-1880. Na torre existe uma copia da coroa do rei da Hungria S. Stéfano. A coroa pesa 300 kg e remete às 19 coroações celebradas na catedral entre 1563 e 1830. Visitas: aberta diariamente das 9:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 hrs, exceto nos fins de semana.
Ps: Peguei essa informações na internet ( Wikipédia e outros blogs que sugeriam esses lugares como dicas de visitas) mas como so passamos uma noite na cidade, infelismente todos esses lugares estavam fechados, sendo assim as visitas ficaram pra próxima viagem - boa desculpa pra voltar!! ;) 


Caminhando pela cidade nos deparamos com essas estatuas famosas. A da esquerda é em homenagem a um antigo e simpatico morador da cidade ( acredito que ele tenha sido uma figurassa pra merecer uma ne?! Mt legal) e a da direita e a de um homem saindo de um boeiro.

Hotel: nos hospedamos no hotel TAURUS. Ele é muito bem localizado (entre o castelo e a parte histórica, o que te permite ir a todos os lugares a pé), bem limpo, bemmm simples, ótimo atendimento, café da manha incluso ( bem simplezinho mas gostosinho). Enfim, super recomendo pra quem não quer luxo e sim uma cama boa e limpinha pra dormir e um banheiro bom. 

Quarto do hotel Taurus: recomendadissimo. Ficamos na suite chamada Bossa Nova. Sera que foi coincidencia?  rs.


Transportes:

  • Onibus que vai do aeroporto à estação central Hlavnà Stanica: numero 61.
  • Onibus que vão do aeroporto diretamente ao hotel Taurus: números 503, 504, 506, 507 e 508.
  • Em cada ponto de ônibus existe uma maquina amarela que vende bilhetes. Você pode comprar de acordo com o tempo que você for utilizar o ônibus, por ex: 90 centavos (per 1 hora) e 70 centavos ( per 15 minutos). Assim que entrar no ônibus, não se esqueça de timbrar o bilhete na maquininha ;).
  • De Bratislava a Budapeste: existem dois modos de ir de uma cidade a outra:
- Onibus ( empresa Orange – www.orangeways.com ): 13 euros. Atençao aos horários dos onibus pois não encontramos um que partisse de manha ( so madrugada) e o ultimo do dia saia às 19:45, o que não valeu a pena pra gente.

- Trem: parte da estação central Hlavnà Stanica. O bilhete pode ser comprado na estação,nos caixas. Bilhete: €14,70. Dentro do trem haverá um controlador que ira verificar e timbrar seu bilhete. 

Horarios de partida dos trens, fornecidos pela atendente do caixa:

Bratislava- Budapeste: 5:55; 9:54; 13:54; 15:54;17:54;19:54.
Budapeste – Bratislava: 5:25; 7:25; 9:25; 11:25; 15:25; 19:55.

Ps: Eles são bem pontuais. O que eu já estava desacostumada, rs. Ahh viva a  Italia..

Foto superior: foto da cidade, nas proximidades da estaçao central. A esquerda: interior do onibus. A direita: trens na estaçao central.


 
Bom, procurei dispobilizar alguns informaçoes uteis pra quem for conhecer essa cidade.

Espero que tenham gostado. Fiz esse post com muito carinho ;)


Ja ja vem mais...


Baci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario