domingo, 6 de março de 2011

Estudar italiano em Roma


Vou falar um pouco sobre como estudar italiano por aqui.

Imagem da Internet


Se você esta vindo do Brasil e vai passar 3 meses por aqui, não necessita de visto. Basta se matricular pelo site da escola, pagar a taxa de matricula e o valor do curso. Além disso, as escolas te ajudam a encontrar acomodação, seja em casa de família, com outro estudante em algum apartamento, ou ate mesmo em hotel/albergue. Também oferecem translado do aeroporto até a sua nova casa.
Caso você queira passar mais de 3 meses, pode requerer o visto de longa duração por meio da escola. Depois que você fizer a inscrição pelo site e ter pago o curso (intensivo) ou parte dele (extensivo), a escola enviara o certificado de inscrição. Com este e outros documentos necessários, você poderá requerer o visto de estudo no consulado da Itália da sua região. Caso o seu visto seja negado, a escola poderá te reembolsar o valor do curso exceto a taxa administrativa (verifique o contrato pois este varia de escola para escola), se avisar com 30 dias antes do inicio das aulas.
A um tempo atrás, entrei em contato com algumas escolas para conversar sobre a possibilidade de requerer o visto de longa duracao. Em duas escolas, os responsáveis me disseram que caso meu visto de estudos fosse negado, eu não seria reembolsada, e ainda me aconselharam a não requerer tal visto, pois a possibilidade dele ser negado seria muito grande, visto que, nos brasileiros aprendemos italiano muito rápido, ou seja, não seria “necessário” o visto de longa duração. Bom, preferi nem tentar essa possibilidade, pois o curso era caro e eu poderia perder dinheiro.
aqueles que vêm para a Itália estudar na Universidade, esta oferece cursos de italiano para os alunos. Meu marido já estudou em uma escola de línguas da universidade e adorou.
Imagem da Internet


Em uma das minhas temporadas de 3 meses aqui em Roma, tive o prazer de conhecer a Comunidade Sant’Egidio. Essa comunidade nasceu em Roma em 1968, logo apos o Concilio Vaticano II. Hoje é um movimento laico, ao qual aderem mais de 50.000 pessoas, empenhado na evangelização e na caridade em Roma, na Itália e em mais de 70 países de vários continentes.

Imagem da Internet

Uma das caridades da escola é ajudar os imigrantes estrangeiros, dentre elas, existem as aulas de italiano, sem custos, ministradas por professores voluntários. Eu e meu marido já estudamos nessa escola. A maior parte dos alunos já mora nos pais há muito tempo, são trabalhadores e falam o italiano básico (de sobrevivência mesmo). Nas salas existem cerca de 40 alunos e quase todo dia chega um aluno novo. A iniciativa da comunidade é maravilhosa e ajuda muita gente! Vale a pena conhecer o lindo trabalho dessa gentedipace: http://www.santegidio.org/
Sei que a prefeitura também oferece cursos de italiano para estrangeiros, também sem custos, porém eu não conheço.
Bom, essas são algumas coisas que conheci e aprendi por aqui. Amanha iniciarei meu curso de italiano aqui em Roma, na minha nova jornada na Itália. Depois conto como foi.
Fica a dica aos interessados em estudar por aqui!!!
Beijão a todos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario