sábado, 9 de julho de 2011

10 de Julho - Dia da pizza





Quando se pensa em pizza, uma das primeiras coisas que vem a mente é a Itália não é mesmo?! E não é por menos, afinal ela é a queridinha dos italianos e um dos alimentos que caracterizam a culinária desse pais. Em cada quarteirão tem no mínimo uma pizzaria (sem exageros!!), e no lugar do nosso pãozinho quentinho que comemos na padaria de manha, eles consomem a pizza, principalmente a “bianca” ( branca, em portugues), ou seja, aquela pura, composta so por massa, sem nenhum recheio, às vezes com algumas ervinhas e sal por cima  ( DIVINA!!).

Pizza bianca


Vamos a um pouquinho de historia:

Diferentemente do que a maioria das pessoas devem imaginar, a pizza não foi inventada pelos italianos e sim adaptada por eles à esta que conhecemos hoje.

De acordo com os dados históricos, a cerca de 6000 anos, os egípcios deram os primeiros passos para a criação do que hoje é a pizza, pois misturaram farinha com água e colocavam essa mistura em um forno em formato de cone. Essa mistura era conhecida como “pão de Abrahão”, e era muito semelhante ao atual pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Já os gregos  produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes.

 Em 300 a.c os fenícios acrescentaram a esse pão, pedaços de carne e cebola ; os turcos muçulmanos adotaram esse costume durante a  Idade Média, e por causa das Cruzadas, esse pratica chegou à Itália, pelo porto de Nápoles.

Quando a pizza surgiu, foram adicionados a ela azeites e ervas regionais, eram servidas dobradas ao meio, como um sanduiche. O tomate foi acrescentado depois pelos italianos.




 Até a segunda guerra mundial, a pizza era consumida somente pelas famílias humildes, pois era vista como um prato de segunda categoria.Mas devido à crise, o dinheiro foi diminuindo e o consumo dela, em conseqüência, foi aumentando, principalmente aqui na Europa.



Mas foi em meados do século XIX que na Itália, o dom Raffaele Espósito,um famoso pizzaiolo de Nápoles com o intuito de inovar e agradar o Rei Umberto I e a Rainha Margherita, criou uma pizza  utilizando os seguinte ingredientes: mussarela, tomate e manjericão, ou seja, aqueles que representavam as cores da bandeira italiana (branca, vermelha e verde) e como a rainha apreciou muito essa pizza, o dom Raffaele reslveu batizá-la  de Margherita. 

 
Pizza Margherita

A fama da receita criada em Nàpoles, em novo formato redondo, correu o mundo e fez surgir em Nápoles, em 1830, a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba. De Nápoles ela foi levada para o resto do mundo por meio dos imigrantes italianos.

Esta data é celebrada desde 1985. E eu vou fazer a minha parte...vou agora ali embaixo comprar algumas.rs. Faça a sua voce também!!

Buona domenica a tutti.

Baci

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentario