domingo, 7 de agosto de 2011

Palazzo Massimo alle Terme


                                   

Este é um dos museus romanos que eu indico! Adicione ele ai na sua listinha de museus a visitar,vale a pena!

 
Este palácio, em estilo neo-renascentista,  localizado ao lado da Stazione Termini, abriga uma das mais importantes coleções de arte clássica do mundo.  Construído entre 1883-1887, pelo arquiteto Camillo Pistrucci,  para o Cardeal-Príncipe Massimiliano Massimo, que ali desejava sediar um colégio jesuíta. Durante a II Guerra Mundial foi transformado em hospital militar, tratando mais de 30 mil feridos de guerra. Depois voltou à posse dos jesuítas, que logo o abandonaram. Comprado pelo governo italiano em 1981, foi restaurado e adaptado para sediar parte do Museu Nacional, inaugurada em 1995 e completada em 1998.



O Palazzo Massimo abriga arte da antiga Roma nas modalidades de escultura, pintura, numismática e joalheria.


A seção de numismática é a melhor do mundo em seu gênero, e foi formada com a reunião de várias coleções privadas ( cerca de 5000 moedas) e com achados de escavações em Roma e nas regiões vizinhas, ilustrando a história da moeda romana desde suas origens até a atualidade.





Na parte de joalheria são apresentadas peças descobertas em antigas tumbas romanas, que formam um significativo panorama da evolução da moda e dos costumes no Império Romano.

Mumia de grotarossa: descoberta em 5 de Fevereiro de 1964, a mumia de uma menina com 8 anos, morta provavelmente por tuberculose.



As pinturas, afrescos e estuques datam desde o final do período republicano até o final do Império, junto com diversas peças gregas, descobertas nos Jardins de Salústio e outras villas aristocráticas romanas, como a Villa Farnesina e a Villa Livia.


Quanto às esculturas, formam um rico painel da arte da retratística romana entre os períodos pós-conquista da Grécia e o Império em seu apogeu. Também possui peças decorativas, mosaicos e peças menores em bronze. Dentre as obras expostas se destacam a estátua de Augusto em vestes pontificais, uma Níobe, o Lutador, o Discóbolo Lancelotti, o Hermafrodita dormindo, a Vênus de Doidalsas, e o Apolo do Tibre.

Figura maior à direita: escultura de Augusto Pontefice Massimo.

Puligatore in riposo: escultura grega  de bronze, do periodo helenistico,  feita no seculo IV a.C., por um artista da escola de Lisippo.



Na figura maior: O Sarcofago de Potonaccio. Com 1,60 m., foi descoberto em 1930, em Roma.Acredita-se que ele tenha sido construido no ano 180. Em alto relevo, a figura representa a batalha entre romanos e barbaros.


Fonte: archeoroma

             wikipedia

 

Infelismente o tempo foi curto e nao deu pra conhecer todo o predio..ficaram algumas obras para serem vistas na proxima visita.

Espero que tenham gostado do post.

Baci


ps: fotos minhas



Um comentário:

  1. vendo essas estatuas lembrei do escultor que eu mais admiro... o italiano, de roma, BERNINI. Baci val, qualquer dia desses chego ai sem avisar. ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentario